terça-feira, 4 de agosto de 2009

MEMORIAL




Memorial de leitura

MARIA APARECIDA PASCHOATO
Paranaense de Nova Aurora (onde nasci em abril de 1974), quando garota gostava de andar a cavalo e passear pelo sitio e ver as matas e rios. Com seis anos de idade me mudei para Rondônia junto dos meus pais, aqui cheguei e comecei minha vida escolar em uma escola publica na cidade de Cacoal. Filha de pais humildes, mas com muito caráter.com sete anos me alfabetizei na escola Carlos Gomes, com 10 anos me mudei para Rolim de Moura, no qual cursei a 3ª serie, no ano de 1980. No ano seguinte me mudei para Nova Brasilandia onde terminei o Ensino Fundamental com 14 anos, no ano de 1989 me mudei para Cacoal novamente para fazer o Ensino Médio. Não tive uma vida muito fácil, mas gostava do que fazia , adorava praticar esporte, no mesmo ano me casei ai parei de estudar e fui ser dona de casa, mas n era isso que queria. Mudei-me novamente para agora para São Miguel, foi aqui que comecei minha vida com educadora, voltei no ceeja Getúlio Vargas o Ensino Médio modular, não foi muito fácil, pois alem de ser mãe trabalha fora e estudar não é fácil, para S. MG, no transporte escolar que era um caminhão de torra n tinha estradas ficávamos atolados ate dormimos na estrada varias vezes. No entanto estava realizando meu sonho que era ser educadora às vezes pensava em desistir, mas dizia para mim mesma não quero continuar no ano de 1999 terminei o ensino médio, ai sim veio um sonho maior o de ir para universidade dizer que foi fácil estará mentindo a partir de janeiro de 2000 não tive mais férias, cursava o curso de letras na universidade federal de Rondônia UNIR Campos de ROLIM de Moura foram 04 anos de muita luta e sofrimento, fiquei alojada na escola Tancredo Neves essa foi minha casa por esse período muita luta e cansaço, mas valeu a pena estou hoje com 35 anos não posso dizer que estou realizada , pois ainda sonho , com a valorização dos professores. Nesse mesmo período da faculdade estudei no projeto Fênis e terminei o magistério no CEEJA Cecília Meireles em Nova Brasilandia, mais uma vitória conquistada, pois ainda era muito difícil as estradas às vezes ia de bicicleta para estudar. Filha e neta de família que sempre morou na roça , não gostava muito do sitio para morar no entanto adora passear pelos cafezais e sentir a maravilha do meio ambiente, minha vida profissional começou em Santana do Guaporé onde trabalhei no ano de 1991 com a 1ª turma de Pré Escolar uma extensão do Tio Teco de são Miguel, era uma escola de madeira muito velha mas aconchegante ali vi aquela escola crescer junto com ela eu também crescia profissionalmente. Eu nunca era vista em reuniões ou salões de festa, sempre reservei minha ternura e carinho para meus alunos o qual eu amo muito procuro estar atento nas mudanças e renovações do mundo na linguagem nos costumes e nas esperanças do ser humano, nunca parou de estudar tem vários cursos de formação continuada e também já cursei minha pos graduação, pois vejo no estudo um meio de crescer na vida não financeiramente, mas no conhecimento de mundo e a mente humana o homem é um ser muito inteligente só precisa saber usar sua inteligência para crescer e subir na vida. Agora tenho um novo desfio na minha vida estou fazendo um curso de inglês pela Fisk um sonho de muito tempo, mas só agora consegui realiza-lo outro é o gestar 02. Ao voltarmos, fiquei feliz em rever as colegas da turma e a expectativa de iniciarmos a formação com os nossos alunos. E uma mistura de sentimentos! Tenho plena convicção do que fazer, primeiro momento senti-me insegura! Comecei!Fiquei no primeiro encontro apreensiva, a minha preocupação sempre foi com o embasamento teórico que permeia toda a proposta e relacioná-lo com a prática que muitas delas já tinham. Desde o começo ficou claro que NÃO iríamos ensinar ninguém e sim, contribuir para que compreendamos os processos envolvidos na aquisição de nosso sistema de leitura e escrita e das capacidades necessárias ao aluno para o domínio da produção de textos escritos e da compreensão e produção de textos orais em diferentes situações. Que desafio! Digo que grande parte da fundamentação teórica era novidade para mim. Fique entusiasmada e com sede de aprender e ensinar o que aprendi. No primeiro encontro, foi uma maravilha, era professores de letras, supervisores até diretores A turma dinâmica, interessadas e dispostas a refletirem Equilíbrio entre prática e teoria, onde que os cursistas pudessem praticar com seus alunos as atividades sugeridas, “Comecei a por em prática o que ha de melhor em mim, estou aprendendo novas práticas de atuação, a trabalhar mais com textos, dinamizar e variar a rotina, atender as necessidades dos educando de forma mais lúdica, a construir conhecimentos de uma forma mais prazerosa em sala de aula. No decorrer do curso perceberemos a riqueza: na leitura, nas reflexões e nas atividades que cada, modulo nos levaram a trocar experiências, a pensar no planejamento, a confirmar hipótese e a colocar em prática muitas coisas estudadas. Posso dizer que serão momentos de muita aprendizagem, serão meses refletindo sobre diversos assuntos, nos posicionando frente as nossas reivindicações, acreditando que somos capazes de produzir aulas melhores, mesmo que nossos alunos sejam os mesmos e a nossa escola também, e acima de tudo, é oportunizarmos a cada um acesso ao conhecimento de forma agradável, lúdica e “sem dores no processo de aprendizagem”. É respeitar e transpor limites e acreditar nos desacreditados é “Abrir o mundo sem que se feche coração!”Enfim, todo tempo que nos reunimos para pensar sobre ações pedagógicas, será momento de crescimento, de aproveitar, de aprender e de enxergarmos outras possibilidades. 1(...) Estudar é um ato desafiador, com o qual o estudante sente-se provocado pelo mundo e pelas coisas, no sentido de compreendê-las e apropriar-se de suas significações. Estudar é uma constante reflexão e abertura com possibilidade de ultrapassar as imanências do mundo. Conseqüentemente, é o esforço para procurar ir sempre mais além dos seus próprios limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário