quarta-feira, 14 de outubro de 2009

RELATÓRIO TP4 – UNIDADES15 E 16.
A 7ª Oficina do GESTAR II de Língua portuguesa acerca do TP4 – Leitura e Processo de Escrita Aconteceu no dia 19 de outubro de 2009 no período matutino na Escola Estadual Princesa Isabel. “Iniciamos com a leitura de uma mensagem: Sementes”. Foram trabalhadas as Unidades: 15 e 16 tendo como eixo o processo da leitura, o significado do texto, os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de texto. Foram socializadas as atividades desenvolvidas pelos cursistas junto aos seus alunos. Na apresentação, os cursistas dialogaram com as atividades que foram propostas nos projetos culturais de suas escolas, utilizando nas produções dos diversos gêneros textuais produzidos pelos alunos. Foram socializadas as últimas produções dos alunos a partir dos avançando na prática desenvolvida na escola. Já se pode perceber, na fala dos cursistas, a técnica da reescrita como forte ferramenta para refletir sobre a produção de textos. Levantamos vários questionamentos em torno dos conteúdos trabalhados nessas unidades; Ex: O que você está lendo? O que seus alunos estão lendo no momento?As tarefas foram encaminhadas seguindo o roteiro abaixo: ATIVIDADE COLETIVA: Socializaram as atividades a unidade 16 do tp 4; tirando as dúvidas e tecendo criticas em relação ao contudo. Produziram uma seqüência didática para ser vivenciada por todos os professores participantes do gestar II. Proposta de atividade: Realizar a atividade sugerida a partir da leitura do texto da página 185 (pode ser usado outro texto como base, se o grupo assim o desejar) ou a atividade sugerida no avançando na prática da pagina 182 (até a letra h); o grupo deve escrever um texto: propaganda coletivo descrevendo e refletindo sobre a experiência realizada e analisando os textos produzidos a partir das questões propostas na pág. 164. Essa atividade deverá ser feita por escola. A apresentação das cursistas aconteceu por série e o relato do resultado em suas respectivas turmas. Os cursistas levaram como tarefa de casa uma lista de palavras desconhecidas para escrever um gênero textual a sua escola, para socializar na próxima oficina. AVALIAÇÃOOs cursistas estão empolgados com as atividades que estão realizando na sala de aula e o nível das produções dos alunos. Para encerrar entreguei uma lembrancinha com uma mensagem de reflexão:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário