RELATÓRIO TP4 – UNIDADES 13 E 14.
Em 25 de julho, nos encontramos mais uma vez para realizarmos a 7ª oficina/ Unidade 14 do TP-4, Leitura e Processo da Escrita, no prédio da E.E.E. F e M. EM SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ. Iniciamos com uma leitura do texto “MILHO DE PIPOCA”, seguida de uma discussão acerca do conceito de Letramento e Alfabetização. Na primeira unidade foi trabalhado o conceito de letramento, que considera tanto a escrita como a leitura como práticas sociais e é a base para todo o ensino a partir de textos. Desse conceito decorre a importância da discussão inicial do tema, mais abrangente do que a alfabetização, e em estreita relação com a cultura. No momento da teorização vimos o conceito de Letramento através do texto Letrar é mais que alfabetizar de Magda Soares, seguido de uma apresentação em slides, Os Processos de Leitura e Escrita. Como atividade prática nesta oficina os professores realizaram a produção de um planejamento referente ao Filme Narradores de Javé. Em seguida fizeram à escolha do Avançando na Prática. E logo após a socialização das atividades vivenciadas em sala de aula, a lição de casa, foram várias apresentações o que se fez necessário cronometrar o tempo para que todos pudessem fazer os seus relatos. Este foi um momento enriquecedor para todos nós. Ficou registrada a empolgação dos cursista ao relatarem a sua prática tanto em relação à riqueza das atividades quanto ao envolvimento efetivo dos alunos, principalmente daqueles que normalmente não realizam as atividades propostas em sala de aula. Quanto ao planejamento do Avançando na Prática, ficou claro que os professores planejam a partir de uma temática do interesse da turma ou da temática de algum projeto que esteja sendo vivenciado na escola para depois selecionarem os gêneros textuais que abordam o tema escolhido, além de fazer as adaptações necessárias ao nível da turma. Somente quatro professores disseram ter trabalhado a reescritura dos textos. Na ocasião coloquei a importância da reescrita para que em outras oportunidades pudessem realizá-la. Uma dificuldade colocada por uma professora foi em o aluno reconhecer o objetivo do texto e a sua aplicabilidade. Neste momento fizemos uma pequena reflexão sobre leitura e escrita e sua função social além de incentivar e sugerir novas estratégias de leitura A socialização foi feita através de relatos orais e escritos e produções dos alunos expostas em murais das escolas e portifolio. Finalmente conclui através dos seus depoimentos que os trabalhos foram bastante positivos e significativos para os alunos. Onde ficou evidenciada a busca de conhecimento e de sugestões que possam enriquecer a prática pedagógica dos professores. E que levam para casa esclarecimento de dúvidas, novas práticas, boas idéias e mais conhecimento. Diante de tudo isso e do seguinte depoimento: “Depois que estamos participando do Gestar II temos a convicção que nossas aulas melhoraram sintimos mais seguros na sala de aula. E outras aulas melhores virão”. Concluo que meu trabalho enquanto formadora está contribuindo para enriquecer a prática pedagógica dos professores além de ter o meu trabalho reconhecido. Para encerrar entreguei uma lembrancinha com uma mensagem do dia do amigo, “AMIZADE É ASSIM”.
Em 25 de julho, nos encontramos mais uma vez para realizarmos a 7ª oficina/ Unidade 14 do TP-4, Leitura e Processo da Escrita, no prédio da E.E.E. F e M. EM SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ. Iniciamos com uma leitura do texto “MILHO DE PIPOCA”, seguida de uma discussão acerca do conceito de Letramento e Alfabetização. Na primeira unidade foi trabalhado o conceito de letramento, que considera tanto a escrita como a leitura como práticas sociais e é a base para todo o ensino a partir de textos. Desse conceito decorre a importância da discussão inicial do tema, mais abrangente do que a alfabetização, e em estreita relação com a cultura. No momento da teorização vimos o conceito de Letramento através do texto Letrar é mais que alfabetizar de Magda Soares, seguido de uma apresentação em slides, Os Processos de Leitura e Escrita. Como atividade prática nesta oficina os professores realizaram a produção de um planejamento referente ao Filme Narradores de Javé. Em seguida fizeram à escolha do Avançando na Prática. E logo após a socialização das atividades vivenciadas em sala de aula, a lição de casa, foram várias apresentações o que se fez necessário cronometrar o tempo para que todos pudessem fazer os seus relatos. Este foi um momento enriquecedor para todos nós. Ficou registrada a empolgação dos cursista ao relatarem a sua prática tanto em relação à riqueza das atividades quanto ao envolvimento efetivo dos alunos, principalmente daqueles que normalmente não realizam as atividades propostas em sala de aula. Quanto ao planejamento do Avançando na Prática, ficou claro que os professores planejam a partir de uma temática do interesse da turma ou da temática de algum projeto que esteja sendo vivenciado na escola para depois selecionarem os gêneros textuais que abordam o tema escolhido, além de fazer as adaptações necessárias ao nível da turma. Somente quatro professores disseram ter trabalhado a reescritura dos textos. Na ocasião coloquei a importância da reescrita para que em outras oportunidades pudessem realizá-la. Uma dificuldade colocada por uma professora foi em o aluno reconhecer o objetivo do texto e a sua aplicabilidade. Neste momento fizemos uma pequena reflexão sobre leitura e escrita e sua função social além de incentivar e sugerir novas estratégias de leitura A socialização foi feita através de relatos orais e escritos e produções dos alunos expostas em murais das escolas e portifolio. Finalmente conclui através dos seus depoimentos que os trabalhos foram bastante positivos e significativos para os alunos. Onde ficou evidenciada a busca de conhecimento e de sugestões que possam enriquecer a prática pedagógica dos professores. E que levam para casa esclarecimento de dúvidas, novas práticas, boas idéias e mais conhecimento. Diante de tudo isso e do seguinte depoimento: “Depois que estamos participando do Gestar II temos a convicção que nossas aulas melhoraram sintimos mais seguros na sala de aula. E outras aulas melhores virão”. Concluo que meu trabalho enquanto formadora está contribuindo para enriquecer a prática pedagógica dos professores além de ter o meu trabalho reconhecido. Para encerrar entreguei uma lembrancinha com uma mensagem do dia do amigo, “AMIZADE É ASSIM”.
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